top of page

Óleo no umbrigo!

  • I Love Oleos
  • 12 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

A pele é um importante órgão de assimilação e na medicina ayurvédica é enfatizado o seu potencial de absorção, sendo recomendado que apenas coloquemos sobre a pele algo que possamos ingerir.


Aplicar óleo no umbigo cura a secura dos olhos, a vista deficiente, o pâncreas, os calcanhares e lábios rachados, mantém a cara brilhante, o cabelo brilhante, dor de joelho, arrepios, as dores nas articulações.


O teu umbigo pode detectar as veias que secaram e ao colocar óleo, ele o conduz por elas e vai hidratando.


Na Índia, costuma-se aplicar óleo regularmente no corpo para evitar picadas; nos órgãos genitais, para prevenir as infecções; no nariz, com o fim de evitar a secura; nos olhos, para limpá-los e fortalecê-los; nas orelhas, para limpá-las. Quando se aplica óleo numa articulação da coluna e no crânio em geral, o sistema nervoso acalma-se, fortalece-se a memória e melhora-se a vista.


Ayurveda dá muita importância ao umbigo, pois através de uma rede de 72 mil nervos sutis – nadis – ele se conecta a todo o corpo. O umbigo é também a primeira fonte de nutrição e vida para o feto.

O corpo precisa de óleo tanto quanto uma máquina usada regularmente. Com lubrificação adequada evita-se o atrito que pode causar desgate em peças importantes para o bom funcionamento da engrenagem.


Óleo de sésamo

O óleo de sésamo é o mais utilizado para massagem, na Índia e também na escola de Tui Na ou massoterapia chinesa. É também o favorito dos médicos Ayurvédicos, que o empregam como base para óleos medicinais. Este óleo absorve mais Prana que os demais óleos vegetais. É usado como base para as fórmulas mais complexas de óleos medicinais. O óleo de sésamo é untuoso, grosso, pesado, doce, amargo, adstringente e quente.

O óleo de sésamo conserva-se por um longo tempo sem se tornar rançoso porque contém antioxidantes naturais, sesamol e sesamoline. Contém também minerais como o ferro, fósforo, magnésio, cobre, ácido silício, cálcio e microelementos. É rico em ácido linoleico; o seu conteúdo em lecitina tem um efeito benéfico sobre as glândulas endócrinas e especialmente sobre os nervos e células cerebrais. Contém oito aminoácidos essenciais fundamentais para o cérebro, e talvez por este motivo tem uma longa história como óleo para o cabelo e para massagens na cabeça.


É um óleo apropriado para Vata aumentado, pode ser utilizado moderadamente em indivíduos kapha, mas deve ser evitado nas doenças devido a desequilíbrio de Pitta por ser um óleo quente (o que tende a agravar Pitta corporal). Está indicado nos casos de inchaço, quadros dolorosos, alterações musculares, pele seca, envelhecimento precoce, promove a saúde dos seios e da pele, rejuvenescedor, aumenta a vitalidade e o sémen, cura a gota e a artrite. A massagem com este óleo no couro cabeludo trata a caspa e restitui o brilho natural do cabelo.


Óleo de Mostarda


Este é um óleo muito popular de massagem na Índia (alivia dores musculares dos desportistas). O óleo de mostarda é amargo, picante, leve e amornante, destrói as doenças causadas por Vata e Kapha, aumenta Pitta e o calor corporal. Nos casos de dores articulares e reumatismo, a associação do óleo de mostarda à cânfora traz bons resultados.

Óleo de Coco


A planta apresenta sabor doce e propriedades refrescantes, por isto está indicada nas pessoas com Pitta (fogo) aumentado no corpo. Na Índia, este óleo é comumente utilizado nas queimaduras, eczemas e micoses pela sua propriedade anti-séptica. É muito utilizado pelas mulheres no Oriente, pois deixa os cabelos saudáveis e bonitos.

A massagem com óleo de coco refresca o calor corporal e auxilia o corpo a absorver mais Prana (energia) do ar. Na Índia, o coco é considerado uma fruta sagrada com muitas propriedades medicinais.

Óleo de Amêndoas


É um excelente óleo para massagem, sendo muito usado na Índia nas crianças e idosos. Possui propriedades mornantes e sabor doce; é indicado para pessoas que tem Kapha aumentado no corpo. Deve-se colocá-lo no sol por 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas; muitas vezes é misturado com leite e usado como tônico pelos lutadores indianos. Quando utilizado na massagem, é óptimo para os músculos, aumenta a vitalidade, sendo indicado para inchaços e securas da pele.

No Oriente também é indicado para melhorar a saúde dos cabelos e do sistema nervoso.

Óleo de Rícino


Possui sabor doce, amargo e adstringente e propriedade quente. Está indicado para pessoas com Vata aumentado, pois alivia a secura da pele. O óleo de rícino possui propriedades curativas e nutridoras e um efeito alcalino no corpo. Para uso oral, está indicado para constipação, gases, cólicas e úlceras. Também auxilia na eliminação de toxinas acumuladas devido a problemas digestivos e actua como afrodisíaco, quando misturado ao leite, aumentando a longevidade.


Experimentem :)



Comments


  • I Love Oleos
  • I Love Oleos
  • Instagram I Love Oleos
  • Pinterest I Love Oleos
  • I Love Oleos

©2020 por I Love Oleos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page