Fibromialgia e os óleos essenciais
- I Love Oleos
- 16 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

O que é a fibromialgia?
É um síndrome que causa dor crónica em vários pontos do corpo. Com maior incidência nas mulheres entre 30 e 60 anos.
A doença causa sensibilidade e formigamento nas articulações, músculos, tendões e demais tecidos, causando fadiga, falta de disposição, alterações no sono, dores de cabeça, rigidez, distúrbios emocionais e psicológicos.
A origem do problema ainda é desconhecido pela ciência, não sendo detectada por exames clínicos. Especialistas veem a fibromialgia como uma resposta negativa do corpo a diversos fatores, como traumas físicos, traumas emocionais e alterações hormonais, que se acumulam no decorrer do tempo, alterando a produção de hormonas como a dopamina, serotonina e norepinefrina, responsáveis por sensações e pela manutenção do sono.
Os óleos essenciais podem ajudar mas é necessário que cada um investigue as causas reais destas dores que não são detectadas através de exames o que podemos concluir que, a causa poderá ser tão profunda quanto as emoções que guardamos e não as resolvemos a tempo útil.
Mas o melhor de tudo é que os óleos podem ajudar nessa jornada que por vezes é tão dolorosa e difícil.
Oleo doTERRA Ylang Ylang
age reduzindo o stress e tensão, que causam dor;
Oleo doTERRA Bergamota
o aroma reconfortante da bergamota actua no sistema nervoso simpático, também reduzindo os sintomas de stress;
Oleo doTERRA Cinnamon Bark (Casca de Canela)
a canela não é só uma deliciosa especiaria utilizada na culinária, as propriedades do óleo de canela auxiliam no aumento do fluxo sanguíneo, reduzindo as dores de cabeça e também possui acção calmante e relaxante para o corpo e a mente;
Oleo doTERRA Tangerina
óleos cítricos, em geral, são bastante revigorantes. O óleo de tangerina acalma sentimentos de inquietação, melhora o humor e reduz o stress;
Como podes usar os óleos essenciais para fibromialgia?
O tratamento de aromaterapia através dos óleos doTERRA pode ser feito de várias maneiras, de acordo com a planta da qual é extraído e sempre seguindo as orientações de um profissional e do rótulo do produto. Basicamente são duas formas de uso, tópico e interno, que podem ser feitos das seguintes maneiras:
Através da inalação
Consiste em inalar os vapores dos óleos para obter os benefícios. Para isso, esfrega 2 gotas entre as mãos, leva até ao rosto e inspira de 30 a 60 segundos. Esfrega nas têmporas e pescoço, coloca num difusor para espalhar pela casa ou pingua umas gotas no teu travesseiro;
Massagens
O óleo pode ser aplicado directo na pele, porém para peles sensíveis é indicado diluir em óleo vegetal, uma sugestão é o óleo de coco fracionado, e fazer suaves massagens nos braços, pernas, costas, peito e sola dos pés;
Diluir na água
Alguns óleo tem sua acção potencializada quando usados internamente. Diluir de 4 a 6 gotas em um copo com água ou 12 a 16 em 1 litro, destacando que o recipiente deve ser de vidro, nunca de plástico, pois os componentes do óleo podem deteriorar o plástico liberando toxinas. Tomar de duas a três vezes ao dia.
Uso em chás
Alguns óleos, como o de canela, podem ser diluídos em uma xícara de chá quente ou usado para acrescentar mais sabor a bolos.
Comments