top of page

Oleação ou Auto-Massagem

  • I Love Oleos
  • 19 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Abhyanga é uma palavra masculina, portanto não considerem erro ortográfico classifica-la como tal.

As formas de te encontrares com o próprio corpo, mente e espírito são diversas. Pode ser através da meditação, da reflexão e muito pelo toque em si mesmo. Este é o princípio para o abhyanga auto praticada e por vezes chamada de massagem ou oleação. Os benefícios são diversos e realizar a prática todos os dias é muito positivo – e justamente por isso, mesmo podendo ser feita por outra pessoa, criar o hábito da auto abhyanga é primordial.

Abhyanga é uma das práticas terapêuticas da medicina ayurvédica que consiste em fazer a oleação o corpo. Para isso, realiza-se o toque da pele, como uma massagem, mas sem exactamente o objectivo de massajar, utilizando óleos vegetais.


BENEFÍCIOS DA ABHYANGA


Além de praticar o toque, melhorar o autoconhecimento e trazer benefícios físicos, emocionais, mentais, é momento de auto-cuidado. O abhyanga tem poder de preservar a energia do corpo ao passo que fortalece nossos pontos de conexão e elimina as toxinas. Ou seja, o auxílio está directamente em entregar bons fluidos e energias para que o corpo elimine os excessos e, assim, promova o equilíbrio.

No momento que essas toxinas são eliminadas o corpo torna-se mais disponível e com outra percepção para o mundo. Isso faz com que melhore a conexão com a natureza, saúde e busca pela felicidade. E claro, o equilíbrio entre os doshas vata, pitta e khapa. O ideal é que seja feito diariamente, como uma prática de rotina, chamada de dinacharya.


COMO FAZER?


A prática está directamente relacionada aos doshas. Por isso, é importante, antes de tudo, saber qual o teu dosha e consultar com um médico ayurveda para indicar qual o melhor óleo e forma de aplicação. No entanto, existem algumas práticas que podem ser aplicadas ou pelo menos aprendidas.

O momento ideal é fazer a oleação na parte da manhã de preferência entre as 5h e 7h, antes de realizar actividades físicas e assim aumentar a acção do óleo com o calor do corpo. A aplicação pode ser feita com duração de 30 minutos a 1 hora, com diferentes formas de “pressão” na pele, indicadas por um especialista para cada corpo. Para experimentar, realiza massagens, toca-te e conheça o teu próprio corpo, utilizando os óleos sempre mornos, deixar actuar o máximo de tempo e depois tomar banho.

Colocar óleo vegetal desde o topo da cabeça em movimentos curtos circulares, orelhas, cara, pescoço, ombros, cotovelos, braços, escápulas, zona lombar, zona torácica, abdómen e baixo ventre, coxas, pernas, joelhos, pés.

Na dificuldade em olear todo o corpo dá-se preferência ao topo da cabeça, ombros, cotovelos, joelhos e pés. Olear o que referi já é muito positivo para sentir os resultados.


O recomendado é que se utilizem óleos vegetais com os mesmos ingredientes que possam ser ingeridos pelo teu dosha: óleo de coco, sésamo, mostarda, amêndoas, castanhas, azeite etc. Para o dosha Kapha geralmente utiliza-se óleo de mostarda; para Pitta, coco e girassol; e para Vata, sésamo e amêndoas.


QUAIS OS CUIDADOS?


Antes de aplicar os óleos é importante lembrar que o abhyanga se caracteriza como um tratamento médico da ayurveda. Portanto, as formas de aplicação, tempo e óleos adequados variam de acordo com cada pessoa.

Sugiro este site para poderem descobrir o vosso dosha https://ayurveda.com.br/questionario-doshas/

A partir do resultado podem adquirir mais conhecimento sobre vós e iniciar a oleação com mais confiança e resultados vísiveis.


Espero que vos seja útil :)

Bình luận


  • I Love Oleos
  • I Love Oleos
  • Instagram I Love Oleos
  • Pinterest I Love Oleos
  • I Love Oleos

©2020 por I Love Oleos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page