Pránáyáma | Yôga
- I Love Oleos
- 13 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Olá! Espero-vos bem.
Vou partilhar convosco um tema que considero importante dentro do universo do yôga, pránáyáma que é a expansão da bioenergia através de exercícios de respiração. São técnicas , quase sempre de respiração, que conduzem à expansão do prána (bionergia).
As fases da respiração são: inspiração, retenção com ar, expiração, retenção sem ar.
Alguns exercícios de respiração para que possam experimentar e quem sabe, incorporar no vosso dia-a-dia como forma de trazer saúde e bem estar aos vossos corpos.
Existem muitos exercícios de respiração mas apenas alguns:
súrya pránáyáma - respiração pela narina positiva ou solar
coloca as mãos em jñána mudrá e tapa a narina negativa (esquerda para os homens direita para as mulheres) com o dedo médio de qualquer mão. Inspira e expira sem retenção sempre pela narina positiva ( direita para os homens esquerda para as mulheres)
bhastriká - respiração do sopro rápido
inspirar e expirar rápido e forte pelas 2 narinas produzindo um ruído alto como o de 1 fole. O ritmo que se pretende é inspirar e expirar em apenas 1 segundo. Quem não conhece o exercício fá-lo de forma mais lenta para não perder o ritmo e com respiração abdominal. No final reter sem ar o máximo de tempo confortável. Este exercício deve ser feito sentado no chão ou sofá ou cadeira e nunca em andamento, caminhada ou a conduzir o carro pois pode trazer tonturas devido aos elevados níveis de oxigénio que o organismo vai assimilar.
rajas pránáyáma - respiração dinâmica
inspira e eleva os braços até à altura dos ombros. Retém o ar e fecha as mãos movimentando vigorosamente os braços, flexionando e estendendo-os trazendo as mãos até aos ombros e voltando a estender várias vezes antes de expirar. Ao expirar baixa os braços simultaneamente.
Esperamos que façam bom uso destes exercícios de respiração, simples mas muito eficazes e que nos possibilita a conexão no presente além da saúde que trazem.
Yôga literalmente significa União! Por isso, muito yôga nas nossas vidas :)
Comments