Solistíco de inverno e alinhamento de júpiter com saturno
- I Love Oleos
- 21 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

O solistício do inverno marca a mudança de outono para inverno (no caso do hemisfério norte pois no hemisfério sul marca a mudança da primavera para o verão). Teremos também a noite mais longa do ano.
Para a astronomia o solistício é o momento em que o sol durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior inclinação em latitude, medida a partir da linha do equador.
Para as cluturas pagãs a data do solistício representava poderosa energia de regeneração, renovação e auto-reflexão.
Para o povo xamânico são realizados vários rituais no solistício de inverno com oferendas de comida, peles, lenha, cobre ao xamã para oficializar um pedido. Eles também acreditam que após o solistício de inverno as coisas que tentamos esconder nas trevas começam a ser reveladas. É o momento de perdoarmos os nossos erros para que possamos libertar do sofrimento. É um novo início.
Pequena reflexão para o solistício de inverno, 21 dezembro de 2020:
Senta-te ou deita-te confortável. Fecha suavemente os olhos e concentra-te na tua respiração. Percebe a tua respiração e aos poucos abranda o ritmo de forma a sentires-te mais a mais relaxada. Inspirando pelas narinas o abdómen expande, expirando o abdómen contrai. Repete várias vezes de forma a tornares-te presente no teu corpo físico aqui e agora. Depois de tornares presente a energia vital que levas até aos pulmões e todo o teu corpo, mentaliza a dissolução das preocupações, pensamentos, mal estar, contracção, emoções, sentimentos. A dissolução compreende-se pela integração, primeiramente observa sem julgamentos tudo o que sentires no corpo e os pensamentos que brotam depois dissolve-os, integrando-os em ti, aceitando-os pois se surgiram eram necessários e já foram, mas agora está na hora de dissolver, integrar e libertar, desapegar. Com a inspiração dissolves com a expiração libertas. Experimenta fazer as vezes que achares necessárias, ao teu ritmo. Sem julgamentos, sem análise, apenas permite-te estar presente no teu corpo e acolheres os teus pensamentos e emoções.
Quando sentires que fizeste as vezes necessárias retorna ao mundo físico tomando consciência da tua respiração normal, na inspiração o abdómen estende na expiração o abdómen contrai. Começa a sentir o ambiente onde te encontras, os cheiros, os sons, mexe suavemente as mãos e os pés e por fim abre os olhos. Se sentires vontade aponta as tuas sensações, percepções, momentos de criação únicas e continua a caminhada porque o caminho faz-se caminhando!
A união de júpiter e saturno acontece a cada 20 anos mais coisa menos coisa. Tem a simbologia de novo início. Entraremos no novo elemento, saimos do elemento terra e entramos no elemento ar (aquário), também chamada de nova era.
Segundo a astrologia esta nova era virá com um crescimento enorme em ideias e informação (qualidade do ar).
A conjunção júpiter-saturno será o maior evento astrológico de 2020 e acontece hoje dia 21 dezembro. Com a sua conjunção as previsões (pré-visões) astrológicas apontam para enormes mudanças no poder e na fortuna, isto porque júpiter é expansivo e saturno contraído.
A grande conjunção poderá ser vista hoje pelas 18h37.
Deixo o link do observatório astronómico de Lisboa
Comments