Yôga | Invertida sobre a Cabeça
- I Love Oleos
- 11 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Para conseguir fazer uma postura invertida o teu corpo deve estar devidamente condicionado e preparado. O yôga também trabalha a mente e a concentração durante os movimentos, através da respiração profunda, então o treino da consciência é igualmente importante – e tudo isso é conquistado com o tempo. No caso da sirsasana, é indicado fortalecer braços e ombros como preparação, já que eles vão sustentar o peso do corpo na hora de executar a invertida.
Sirsasana é contraindicada em casos de hipertensão arterial não controlada, problemas cardíacos, histórico de derrame cerebral e glaucoma, hérnia de hiato ou refluxo esofágico, a postura também não é recomendada. No 1º trimestre da gravidez não deve ser feita. Poderá ser executada apenas no 2º trimestre, com o devido domínio da postura.
O maior erro do sirsasana é apoiar o peso do corpo no topo da cabeça, em vez de usar a musculatura dos braços, antebraços e ombros, desta forma podes magoar a cervical. Por isso, a preparação de fortalecimento dos membros superiores é tão importante para que consigas controlar o peso do corpo sem sobrecarregar a região do pescoço.
A postura é óptima para fortalecer a musculatura dos braços e ombros e também oferece benefícios para a circulação dos tecidos faciais, cérebro e membros inferiores. A inversão dos efeitos da gravidade fortalece pulmões, coração e diafragma, o que possibilita uma expiração mais profunda.
Outra vantagem é o equilíbrio das glândulas pineal e pituitária, ambas no cérebro, responsáveis por estimular a concentração e o foco, regular o humor, os padrões de sono e outras glândulas do nosso sistema endócrino.
No aspecto emocional, a invertida trabalha medos, inseguranças e mudanças de padrão.
Comments