Como preparar Chá Terapêutico
- I Love Oleos
- 20 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

A preparação de chá através da fitoterapia é bem diferente da forma como a maioria o prepara. Preparar correctamente o chá que escolheste (folhas, flores, frutos, raízes, cascas, ramos, sementes) é o início da fitoterapia medicinal, ou seja, consegues acolher todos os benefícios para o teu corpo.
Primeiramente escolhes as ervas que queres consumir - é necessário identificar as partes das ervas - com folhas, flores e frutos fazes infusão. Com raízes, cascas, ramos e sementes fazes a decocção.
Decocção e infusão são 2 coisas totalmente diferentes com ingredientes, também eles distintos.
Para o chá é necessário a devida medida que é feita através da tua palma da mão. Sim, cada pessoa vai tomar 1 quantidade diferente dependendo do tamanho da palma da sua mão.

Divides a tua palma em quatro tal como ilustra a fotografia. Cada número diz respeito apenas a 1 toma de chá.
Para a infusão aqueces 500ml de água até borbulhar. Colocas as ervas que já mediste na tua palma da mão, em 1 xícara ou recepiente com tampa e adicionas a água fervida e tapas por 10 minutos. Coas e tomas em até 15 minutos para preservar as propriedades medicinais.
Para a decocção adicionas as ervas medidas dentro de 1 chaleira que vá ao fogo para ferver a água em 1 litro durante 10 a 20 minutos. Se seleccionares partes duras da ervas mais tempo é necessário ficar na fervura. Retira do fogo e deixa abafado no mínimo 5 minutos. Coa e bebe num tempo de 15 minutos.
Para cada dose fazer novo preparo.
Esta é a regra da fitoterapia para a toma de chá medicinal. As ervas podem ser utilizadas até 3 vezes no máximo.
A utilização das saquetes não é de todo aconselhável pois dão 1 medida padrão e na verdade, cada indivíduo tem determinadas necessidades e quantidades.
Espero que vos seja útil! E bom chá :)
Comments