top of page

Conhece tudo sobre óleo essencial de Oregão

  • I Love Oleos
  • 9 de set. de 2020
  • 6 min de leitura

Óleo Essencial de oregão o que é?


Nativo da Europa e botânicamente conhecido como Origanum Vulgare, o oregão é uma erva perfumada da mesma família da Hortelã muito conhecida como ingrediente da culinária italiana e utilizada para fins medicinais pelos gregos antigos por suas propriedades benéficas ao organismo.

Por ter compostos poderosos e propriedades antioxidantes, as suas folhas e brotos podem produzir um óleo essencial muito mais concentrado que um suplemento de ervas, que promove muitos benefícios para a saúde com uso tópico e oral, sendo um antibiótico natural muito eficaz, além de antifúngico e antibacteriano.

Também tem propriedades para emagrecer e já foi comprovado que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.


Benefícios e para que serve?


Trata Infecções Virais e Bacterianas

Trata Dor de Garganta e Amigdalite

Trata Infecção por estafilococos resistentes a meticilina

Trata infestação de vermes e parasitas do intestino

Verrugas, calos e aftas

Pneumonia e Tuberculose

Impulsiona a Progesterona

Trata infecções Urinárias

Trata Fungo de Unha,Micoses e Candidíase

Trata a Síndrome do Túnel do Carpo e reumatismo

Ajuda a manter a Saúde Emocional


Qual a composição?


Após a secagem ao ar das folhas e brotos da planta, o óleo é extraído e concentrado por destilação a vapor. Os compostos que estão presentes no óleo e que possuem poderosas propriedades anti-oxidantes além de serem responsáveis pela sua fragrância são:

Carvacrol - Já foi constatado que impede o crescimento de diversos tipos de bactérias, sendo o fenol mais abundante no óleo essencial de orégão,

Timol - É um anti-fúngico natural, que fortalece o sistema imunológico e protege contra toxinas.

Ácido Rosmarínico - Antioxidante poderoso que protege o corpo contra os radicais livres,

Terpenos - Propriedades Anti-bacterianas,

Linalol - Responsável pelo bem-estar, suavizando ansiedade e stress,

Naringin - impede o crescimento de células cancerígenas e ajuda os outros compostos a produzir mais antioxidantes,

Beta-Cariofilina (E-BCP) - Anti-inflamatório.

É excelente para a imunidade e funciona muito bem quando usado topicamente para alergias, fungos, bactérias, infecções da pele e parasitas. Também promove uma digestão saudável e alivia os sintomas causados pela menstruação.


Antibiótico Natural


Pesquisas mostraram que o óleo de oregão pode ser tão eficiente quanto um antibiótico. O Carvacrol e o timol como agentes anti-bacterianos tornam a membrana celular permeável devido à sua impregnação nos domínios hidrofóbicos, este efeito é maior contra bactérias gram-positivas como a Staphylococcus aureus, uma das mais comuns que causam infecções de pele e intoxicação alimentar.

Pesquisas também comprovaram que o óleo de oregão pode ser muito eficaz contra alguns tipos de bactérias que se tornam resistentes a antibióticos como e E. coli e Pseudomonas aeruginosa, primeira associada à infecções urinárias e a segunda à infecções respiratórias.


Ajuda a diminuir o colesterol ruim


Devido ao Carvacrol e Timol, foi mostrado em pesquisas que o óleo de oregão aliada a uma boa dieta e prática de exercícios físicos pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol ruim).


Antioxidante poderoso


Os radicais livres são um produto natural do metabolismo humano e são responsáveis pelo envelhecimento e danificação celular. Mas apesar de produzidos pelo corpo, o seu acúmulo devido a factores externos como fumo do cigarro, poluentes e factores ambientais, está directamente ligado ao desenvolvimento de algumas doenças cardíacas e cancro.

Foi feito um estudo com as 50 ervas mais usadas para verificar o teor de antioxidantes em cada uma delas, e foi constatado que o vencedor foi o oregão, tendo até 30 vezes mais antioxidantes que as outras ervas estudadas, entre elas manjericão, erva de São João e tomilho.

Devido ao ácido rosmarínico, o oregão tem 4 vezes mais antioxidantes que Mirtilos e 42 vezes mais do que maçãs.

Ajuda a tratar infecções respiratórias


Um estudo publicado recentemente mostrou que o Carcravol e o Timol presentes no óleo de oregão por terem as suas propriedades anti-bactericidas e anti-inflamatórias, ajudam no descongestionamento das vias respiratórias e alivia os bloqueios sinusais, além de ajudar a destruir o Staphylococcus aureus, muito conhecido por causar infecções respiratórias.

Ajudar a tratar infecções fúngicas


Os fungos podem ser inofensivos mas seu crescimento excessivo pode resultar em infecções como aftas e problemas intestinais como a doença de Crohn entre outras.

Um dos mais comuns é a Cândida, que tem algumas variações em todo o mundo e é a causa mais comum de infecções.

Pesquisas em laboratório mostraram que o óleo de oregão é o mais eficaz dentre os outros testados contra cinco tipos diferentes de Candida devido ao carvacrol.

Melhora a saúde intestinal


Sintomas como inchaço, diarreia e dor são comuns e podem ser causados por parasitas intestinais.

Também foi feito um estudo sobre a Síndrome do Intestino Permeável, que acontece quando a parede do intestino é danificada, permitindo que toxinas e bactérias passem para a corrente sanguínea. O óleo de oregão não só protegeu a parede do intestino como reduziu bastante a quantidade da bactéria E.coli .

Tem propriedades anti-inflamatórias


O Carvacrol presente no óleo de oregão está associado a redução da inflamação que está directamente ligada a diversos efeitos negativos à nossa saúde.

Tem propriedades analgésicas (alivio da dor)


Foi feito um estudo onde foram testados o Óleo de oregão e analgésicos comumente usados como fenoprofeno e morfina e foi constatado que devido a presença do composto Carvacrol que eles possuíam efeitos semelhantes.

Descobriu-se que não só reduzia a dor, mas que isso dependia da quantidade de óleo, ou seja, quanto mais óleo menos dor.

Ajuda a emagrecer


Foi constatado que o Carcravol pode ajudar a reverter o início da formação de células adiposas em indivíduos com alimentação equilibrada já que possui propriedades anti-oxidantes eficazes no retardamento do processo de peroxidação lipídica em alimentos gordurosos e na eliminação de radicais livres.

Regulariza o ciclo menstrual e Retarda os efeitos da menopausa


O oregão é considerado um emenogogo natural activo, isso quer dizer que induz a menstruação, induzindo contracções no útero e corrigindo ciclos irregulares.

Por essa razão, também pode retardar os efeitos da menopausa e prevenir a menopausa prematura que ocorre devido a ciclos menstruais irregulares.

Pode ter propriedades de combate ao cancro


Devido a sua propriedade altamente antioxidante, alguns estudos indicam que o carvacrol, um dos compostos do óleo de oregão, pode ter propriedades de combate ao cancro.

O carvacrol demonstrou resultados promissores contra células de cancro de mama, fígado e pulmão induzindo-as a apoptose.

Estas pesquisas ainda estão a decorrer, mas vale a pena inserir na alimentação devido a todos os outros benefícios.

Como usar o óleo de oregão


O óleo de Oregão está disponível em forma de líquido ou em cápsulas. Deve ser sempre diluído antes de ser usado, e pode ser aplicado directamente sobre a pele, ingerido através de cápsulas vegetais, adicionado à comida.

Uso tópico

Para condições da pele ou infecções, dilue com óleo carregador uma concentração de 1 colher de chá (5 ml) de carregador por gota de óleo de oregão, depois aplica na área afectada.

Usa para:

Herpes

Fungo de unha

Acne

Verrugas

Psoríase

Caspa

Picadas de insectos

Dor de ouvido. (No caso do ouvido, nunca colocar internamente, e sim na parte de fora, atrás do ouvido, mesmo diluído).

Ajuda a manter a saúde bucal, tratando dores de dente, gengivite e matando os germes e bactérias que causam o mau hálito. Nesta situação aplica-se gargarejos.

Ingerido


O mais seguro é utilizar cápsulas vegetais com 1 a 2 gotas e ingerir.


Fortalece a imunidade

Cândida

Infecções intestinais e gástricas

Azia

Auxiliar na digestão

Artrite, reumatismo

Dores articulares e musculares

TPM e problemas menstruais

Inalado


Usa o óleo essencial como vapor para infecções respiratórias, alergias, sinusite, tosse, asma e bronquite.

EFEITOS COLATERAIS


Devemos ter cautela e não exagerar no uso do óleo, pois um composto chamado Timol, um fenol presente no óleo, em altas doses pode causar náuseas, vómitos, problemas gástricos e hiperatividade central.

O timol também é muito corrosivo para a pele, então o óleo essencial de oregão não deve ser usado directamente, e principalmente sobre a pele ferida ou na região perto dos olhos.

Usa sempre um óleo carregador ao aplicar este produto topicamente.

Caso ocorra erupção cutânea ao usar esse produto, não tentes tira-lo com água, e sim dilui-lo em mais óleo carregador, já que a água e óleo não se misturam.


Curiosidades

AROMATERAPIA - OREGÃO O ÓLEO DA HUMILDADE E DESAPEGO


Induz Humildade, desejo e desapego.

O oregão corta a superficialidade da vida e ensina os indivíduos a fazer o mesmo. Elimina bloqueios, elimina a negatividade e corta os anexos negativos. Oregão é um óleo poderoso e pode até ser descrito como vigoroso ou intenso.

Oregão encaminha a necessidade da pessoa de estar certo.

Indivíduos que precisam de oregão são as que tentam converter outras pessoas para suas próprias opiniões fixas.

Sua personalidade forte pode torná-los intocáveis e sem vontade de mudar e, eles apegam-se rigidamente às suas opões e sistemas de crenças.

Entretanto, oregão é resoluto e tem o poder de romper uma forte vontade e ensinar humildade.

Em um nível mais profundo, o oregão dissipa o materialismo e o apego que impedem o crescimento e o progresso. Ao usar oregão, uma pessoa pode se sentir encorajada a acabar com um relacionamento tóxico, abandonar um emprego opressivo ou acabar com um hábito destrutivo. Esses apegos tóxicos limitam a capacidade de sentir uma conexão saudável com a fonte. Oregão incentiva a verdadeira espiritualidade, convidando a alma a viver em desapego e ensina que a devoção a um Poder Superior inclui o desapego da rigidez, da vontade, dos apegos negativos e do materialismo.

CONTRA INDICAÇÕES


Além disso, o óleo de oregão geralmente não é recomendado para mulheres grávidas (aumenta a circulação sanguínea no útero), lactantes. Devemos ter cuidado com crianças e idosos pois tem a pele mais sensível.

Por ser emenagogo, O oregão pode aumentar o risco de hemorragia em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Oregão pode aumentar o risco de hemorragia As pessoas que usam oregão devem parar duas semanas antes da cirurgia.


Podes adquirir o óleo de oregão

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • I Love Oleos
  • I Love Oleos
  • Instagram I Love Oleos
  • Pinterest I Love Oleos
  • I Love Oleos

©2020 por I Love Oleos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page