top of page

Gerânio

  • I Love Oleos
  • 29 de mar. de 2021
  • 5 min de leitura

O óleo essencial de gerânio tem poder medicinal extraordinário

O óleo de gerânio oferece diversos benefícios à saúde mental, emocional e corporal.

Este óleo ajuda a resgatar o equilíbrio hormonal; alivia o stress; reduz os sintomas da depressão; diminui a ansiedade; minimiza a inflamação; baixa o nível de pressão sanguínea; restaura a saúde dental; cuida da saúde dos rins; beneficia a circulação sanguínea; reduz os efeitos da menopausa; dá vitalidade à pele, combatendo doenças como a acne, o eczema e a dermatite. Excelente cicatrizante.

O seu aroma é doce e floral; inalá-lo eleva o estado de ânimo, diminui o cansaço e estimula a sensação de bem-estar emocional.

O gerânio e suas propriedades medicinais já eram famosos entre os povos antigos. Os egípcios, por exemplo, usufruíram desta flor para alcançar uma pele bonita e radiante. Actualmente, este óleo é extraído do talo e das folhas da flor através do processo de destilação a vapor.

As suas propriedades naturais podem ser adstringentes, anti-hemorrágicas, cicatrizantes, diuréticas, aromatizantes, tonificantes, vermicidas e agentes vulnerários (capazes de curar feridas).

A função principal do adstringente é provocar contracções em várias partes do corpo. Em consequência, o óleo de gerânio faz com que haja contracção nas gengivas, nos músculos, nos intestinos, na pele e nos vasos sanguíneos. Isso também inclui a contracção dos músculos abdominais, dando a eles um aspecto melhor e tonificado.

O óleo essencial de gerânio evita a flacidez muscular e cutânea, este óleo tem o poder de esticar a pele do rosto, retardando alguns efeitos do envelhecimento. A perda de dentes também não será mais um problema: o óleo de gerânio reforça a gengiva e mantém os dentes mais firmes.

Essa propriedade é quase sinóptica, mas com uma ligeira diferença. Ser adstringente significa, também, ser anti-hemorrágico. Um adstringente, como o óleo de gerânio, contrai os vasos sanguíneos e, portanto, baixa o nível ou detém a pressão sanguínea. No entanto, isso pode ser um problema para as pessoas que sofrem de pressão arterial alta e risco de enfermidades cardiovasculares como aterosclerose, ataque cardíaco e AVC (Acidente Vascular Cerebral).


Quais os benefícios?


Melhora o funcionamento mental

O óleo essencial de gerânio tem o poder de melhorar o funcionamento mental, elevando a sensação de bem-estar. Este óleo pode ajudar as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. O aroma doce e floral do óleo de gerânio acalma e relaxa o corpo e a mente.

Combate a infecção respiratória

O óleo essencial de gerânio previne qualquer infecção no nariz e na garganta. Isso graças a seus vários componentes químicos que possuem efeitos similares aos do antibiótico. Quando aplicado topicamente no nariz ou na garganta, o óleo produz um efeito calmante e, então, reduz a dor. Para obter esse benefício de outra forma, usa um difusor, inalando o aroma do óleo essencial de gerânio duas vezes ao dia ou esfregue o óleo sobre a garganta e sob as fossas nasais. O óleo essencial de gerânio é sinónimo de alívio imediato.

Alzheimer e a demência

Comprovou-se que o óleo de gerânio activa as células micróglias, liberando agentes que combatem a inflamação nas vias neuronais. Em consequência, impedem a formação de doenças neurodegenerativas. O óleo de gerânio actua junto da química do cérebro e elimina as condições que causam a perda de memória.

Tónico muscular

Em geral, O tónico é aquilo que fortalece a saúde. Internamente, ele faz com que todos os sistemas e funções desenvolvam seu papel correctamente, pois actua sobre as glândulas endócrinas, regulando a secreção de diversos hormonas, enzimas e ácidos, sem deixar a bílis de lado. Isso desenvolve a potência e a funcionalidade do sistema respiratório, digestivo, circulatório, nervoso e excretor. Este óleo pode evitar a flacidez dos músculos e da pele, proporcionando ao abdómen firmeza.

Cria um óleo para massagem e mistura cinco gotas de óleo de gerânio com uma colher de óleo de jojoba e massaga a sua pele, dando prioridade à região dos músculos.

Cuida da pele

O óleo de gerânio ajuda no tratamento da acne, dermatites e outras enfermidades cutâneas.

Antibacteriano

As propriedades antibacterianas deste óleo ajudam a interromper a proliferação de bactérias na pele. Quando o óleo de gerânio é utilizado para combater as infecções externas, o sistema imunológico pode melhorar suas funções internas e mantê-las mais saudável. Isso também serve de ajuda ao sistema imunológico, fazendo com que as células de defesa do corpo actuem nos desafios e perigos internos, não dando lugar a qualquer debilidade causa por toxinas periféricas.

Estimula o crescimento celular

Além de estimular o crescimento celular, o óleo essencial de gerânio ajuda a reaproveitar as células mortas. Este fenómeno fará com que teu metabolismo funcione de maneira efectiva, digerindo com facilidade tudo o que consomes. Ao usar óleo de gerânio em um difusor ou vaporizador, podes aproveitar este incrível benefício.

Reduz rugas

Este óleo tem o poder de minimizar os aspectos das rugas porque dá firmeza à pele facial e retarda os efeitos do envelhecimento. Adiciona duas gotas de óleo de gerânio à loção facial preferida e usa duas vezes ao dia. Depois de uma ou duas semanas, perceberás o desaparecimento gradual das rugas.

Curativo eficaz

O óleo de gerânio ajuda a acelerar o processo de cura em cortes, feridas e incisões cirúrgicas. Ele disfarça rapidamente a aparência das cicatrizes e outras manchas na pele.


Para a mulher


Reconhecido por atenuar sintomas da TPM e distúrbios reprodutivos femininos.

Actua no sistema límbico, trazendo relaxamento, aliviando a agitação e tensão nervosa.

Esse líquido de consistência fina e de coloração amarelada é conhecido como óleo da coragem ou óleo essencial feminino. Isso porque, dentre suas diversas utilizações, é conhecido por aliviar os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e da Menopausa nas mulheres.

O óleo de Gerânio pode ser utilizado para tratar:

Problemas do sistema reprodutor feminino;

Cólicas;

TPM;

Menopausa;

Problemas circulatórios;

Depressão;

Varizes;

Hemorroidas;

Problemas na pele, como dermatite, acne, eczema e micose;

Fadiga;

Stress;

Feridas, contusões e queimaduras;

Úlceras


Como usar?


Existem várias formas de se aplicar o óleo de Gerânio. Sendo puro, em contacto directo com a pele ou diluído/misturado com outros ingredientes. O método de aplicação vai depender dos resultados que pretendem ser alcançados.

Escalda-pés: produz um efeito relaxante. Num recipiente grande, mistura uma colher de café de óleo de Gerânio puro em dois litros de água quente. Deixa os pés submersos por quinze minutos;

Hidratante para mãos e braços: passa o óleo de Gerânio puro e massaga das pontas dos dedos até o cotovelo. Repete o procedimento duas vezes ao dia;

Aplicações no rosto: basta misturar duas gotas do óleo de gerânio no creme facial de uso regular.

Pós-Banho: Aplica algumas gotas de óleo de Gerânio na pele ainda molhada, massaga o corpo e, em seguida, seca com uma toalha;

Automassagem nos seios e ventre: utilizado para aliviar os sintomas da TPM e da Menopausa. Aquece vinte mililitros de um óleo vegetal com boa absorção, quando estiver morno, acrescenta três gotas do óleo de Gerânio. Aplica sobre a região dos seios e do ventre de forma delicada e fazendo movimentos circulares;

Aroma: coloca duas gotas do óleo em um lenço de tecido e faz a inalação duas vezes por dia. Se preferires, o óleo de Gerânio pode ser colocado no difusor.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • I Love Oleos
  • I Love Oleos
  • Instagram I Love Oleos
  • Pinterest I Love Oleos
  • I Love Oleos

©2020 por I Love Oleos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page