top of page

Lavanda*Alfazema

  • I Love Oleos
  • 15 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

A Lavanda é também conhecida como Alfazema, porém embora pertençam ao mesmo género de plantas Lavandula, da família Lamiaceae, botanicamente são de espécies e subespécies diferentes. Pertencente aos grupos das Ervas Provençais, como o alecrim a sálvia, e a erva-doce a Lavanda ou Alfazema é uma planta medicinal muito versátil, pois pode ser usada para tratar vários tipos de problemas.


É uma planta aromática amplamente utilizada na produção de perfumes, cosméticos e também de produtos de limpeza pelo seu cheiro suave e agradável. Ela faz parte da família das Lamiaceae, trata-se de um arbusto de pequeno porte com flores azuis violeta.


A palavra lavanda vem do latim lavare, o seu aroma era associado pelos romanos ao cheirinho de limpeza, sendo utilizado para lavar roupas, tomar banhos e aromatizar ambientes. Mas, além de funcionar como um perfume, a alfazema possui ainda muitos benefícios medicinais poderosos.

Existem mais de 25 espécies de Lavanda que podem ser encontradas nos continentes sul-americano, europeu, africano e asiático. Tanto a Lavanda como a Alfazema, são plantas conhecidas há mais de 2.500 anos.


É mundialmente famosa pelo seu aroma sedutor e seu grande poder curativo de certas doenças, sendo a Lavanda Angustifolia uma das espécies mais utilizadas para fins medicinais, cosméticos e também em ornamentação.


Os primeiros indícios da utilização da Lavanda/Alfazema surgem na Roma Antiga, Grécia e também no antigo Egipto, quando a planta era utilizada para mumificar e perfumar os faraós.

No século 1 d.C., um médico romano de nome Dioscurides, prescrevia a infusão de lavanda ou alfazema, para dores e problemas musculares. Já os Romanos utilizavam o seu óleo essencial para tomar banho, perfumar roupas, fabricar perfumes e aromatizar ambientes.


Em meados do século VII, a Lavanda chegou a Espanha, sendo cultivada em mosteiros. Após a dissolução de muitos desses mosteiros, a planta chegou às mãos da população humilde e passou a ser utilizada com fins medicinais também pelo povo e não só pelos ricos e nobres.


Ainda no século XVI, Nostradamus tinha por hábito carregar consigo uma mistura de óleos, na qual a lavanda era um dos ingredientes principais como forma de o inalar periodicamente para o proteger da peste negra.


Quais os benefícios da Lavanda*Alfazema?

A sua flor é encontrada em tons de roxo e lilás, sendo rica em propriedades calmantes e terapêuticas foi usada ao longo dos últimos séculos para fins curativos de doenças como transtornos do sistema nervoso, queimaduras, insónias, e diversos problemas de pele.

Nos dias de hoje o óleo essencial da Lavanda ou Alfazema tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, e calmantes, sendo frequentemente utilizado para aliviar queimaduras, promover a cicatrização da pele e como compressa na testa para aliviar enxaquecas. A infusão de lavanda /Alfazema é excelente para acalmar os nervos e combater a insónia.


Quais as propriedades da Lavanda*Alfazema?

Propriedades terapêuticas, anti-inflamatória, antirreumática, antiespasmódica, cicatrizante, analgésica e antidepressiva.

*Reduz dores de cabeça em especial as enxaquecas

*Reduz a ansiedade

*Ameniza os sintomas do reumatismo

*Diminui a dor ciática

*Combate a depressão

*Trata a insónia

*Diminui a queda de cabelo

*Trata queimaduras da pele

*Atenua o acne

*Trata irritações da pele

*Trata picadas de insectos

*Diminui a febre

*Reduz a tensão arterial


Como a lavanda*alfazema se apresenta hoje em dia?

Nos dias de hoje para além de continuar a ser componente de muitos perfumes a Lavanda*Alfazema pode ser encontrada

*Cremes faciais

*Bálsamos para tratar irritações da pele

*Shampoos para tratar a caspa e queda de cabelo

*Pomadas para assaduras dos bebés, picadas de insectos etc.

*Óleo essenciais

* Xaropes

* Cápsulas


Lavanda*alfazema em casa

A lavanda é uma planta ornamental que dá-se bem em climas frios, pode ser plantada em vaso ou directamente no solo, é uma planta que se adapta bem ao sol. Não precisa ser regada constantemente, porém também não deve ser deixada seca demais, sendo importante a verificação da humidade da terra para certificares-te de que ela terá água suficiente.

A Lavanda também é considerada uma planta zen que contribui para higienizar as energias negativas em casa, promovendo a purificação do ar, contribuindo inclusive para repelir insectos. Por fim, mas não menos importante o aroma espectacular da Lavanda certamente dará um toque especial à tua casa, ou a qualquer outra divisão!


OE Lavanda

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • I Love Oleos
  • I Love Oleos
  • Instagram I Love Oleos
  • Pinterest I Love Oleos
  • I Love Oleos

©2020 por I Love Oleos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page