top of page

Funcho

  • I Love Oleos
  • 4 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

O funcho é uma planta medicinal que produz sementes conhecidas como Erva-doce e pequenas flores amarelas que surgem no verão. Para fins medicinais, pode ser usado como remédio caseiro para melhorar a digestão, combater constipações, e ajudar a emagrecer, mas esta planta também pode ser usada na culinária sendo um óptimo tempero para vários pratos.


O funcho tem como propriedades medicinais, o anetol, estragol e alcânfora, além de vitaminas e minerais que conferem a sua acção anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, carminativo, vermífuga, digestiva, diurética e expectorante suave.


A raiz, as folhas e o caule do funcho são bastante aromáticos sendo muito usados na preparação de pratos de peixe, os seus caules são comestíveis e usados em saladas.


Benefícios do funcho:


Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;

Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;

Combater a dor de estômago;

Aliviar transtornos digestivos;

Soltar gases;

Combater a bronquite e a gripe por soltar o catarro;

Aliviar os vómitos;

Combater a dor de garganta e a laringite;

Desintoxicar o fígado e o baço,

Combater infecções urinárias;

Combater a diarreia;

Eliminar vermes intestinais.


São muitos os registos relativos aos efeitos medicinais do funcho ao longo da história da humanidade.

Plínio, um naturalista romano, descreveu na sua obra The Naturalis Historia a aplicação do funcho como remédio herbal para 22 doenças;

Hipócrates sugeriu que a ingestão de funcho auxilia a produção de leite materno;

O funcho foi baptizado pelos gregos como marathron, uma palavra grega que deriva de maraino (emagrecer), dada a eficácia da planta nesse processo.


Ao longo dos tempos, Romanos, Chineses e Indianos utilizaram o funcho como antídoto - a sua eficácia era relatada em casos de envenenamento por cogumelos e cobras, por exemplo;

Emplastros de funcho fresco eram tradicionalmente aplicados directamente nas feridas provocadas por mordeduras de cães raivosos.


O funcho é mesmo um dos melhores amigos da mulher. Além de promover uma digestão eficiente, o que torna qualquer pessoa mais saudável, esta planta:

Estimula a ovulação;

Em conjunto com outras plantas, é utilizado no tratamento de quistos e miomas;

Estimula a produção de leite materno;

Pacifica as cólicas menstruais.

A mesma relação de amizade não se aplica aos homens, uma vez que pode induzir ejaculação prematura e, em excesso, levar à infertilidade masculina. Mas atenção: isto não quer dizer que um homem saudável não possa consumir funcho, simplesmente deve ser mais moderado. No entanto, deve evitar ao máximo o consumo caso apresente algum dos desequilíbrios mencionados.


As sementes podem ser mastigadas directamente na boca ou esmagadas com um almofariz e fervidas em água durante cerca de 3 minutos, preparando uma infusão. Sugiro-te que andes sempre prevenid@ com umas sementes no bolso pois a qualquer altura pode dar jeito:


Refrescar o hálito;

Nutrir o agni;

Aliviar a distensão abdominal;

Reduzir as cólicas menstruais


Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • I Love Oleos
  • I Love Oleos
  • Instagram I Love Oleos
  • Pinterest I Love Oleos
  • I Love Oleos

©2020 por I Love Oleos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page